Dra Jaqueline Issa da dicas secretas de como vencer o cigarro


Deseja parar de fumar? Cardiologista esclarece como vencer o cigarro

É importante saber dos sintomas comuns no período de abstinência da nicotina, mudar hábitos, estar motivado e procurar orientação especializada
                                                                                                                                       Foto: Thinkstock
1) Vencer a abstinência do cigarro é o maior desafio daqueles que desejam parar de fumar. O que ocorre no organismo para explicar todos os sintomas deste processo?
O fumante tem que vencer sintomas como irritabilidade, ansiedade, a fissura (desejo intenso de fumar), mal humor, falta de concentração, fome excessiva, sonolência excessiva ou insônia. Aintensidade dos sintomas pode variar de leve, moderada a intensa. Motivação pode ajudar. Além disto, o fumante deve entender que será necessário mudar hábitos e comportamentos que adquiriu ao longo dos anos fumando.

==> Conheça o Método PARAR DE FUMAR JÀ criado pela Dra Jaqueline Issa
cérebro do fumante é modificado pela ação da nicotina, que ativa vários circuitos cerebrais, que com o passar do tempo, necessitam de nicotina para funcionar. Por esta razão, quando o fumante interrompe abruptamente o cigarro, o cérebro sente a falta da nicotina e surgem os sintomas de abstinência. A motivação para parar de fumar pode exercer papel fundamental em diminuir os sintomas de abstinência. Além disto , o uso de medicamentos para tratar sintomas da abstinência a nicotina (medicação antitabaco) também pode ajudar e, muitas vezes, pode ser necessário.
2) Cigarros eletrônicos, adesivos, medicamentos. Eles são bons ou ruins para ajudar a deixar o vício da nicotina e por quê?
cigarro eletrônico não é considerado uma forma de tratamento do tabagismo, porque ele pode manter o indivíduo viciado em nicotina. Ou seja, o indivíduo pode continuar dependente deste produto.
tratamento com adesivos e gomas de nicotina, quando usados na dose e na forma correta, ajuda os fumantes a diminuir os sintomas de abstinência. Eles são vendidos nas farmácias e não precisam de receita médica. Basta o fumante seguir as orientações da bula e ler com atenção as contraindicações. O fumante que usa este tipo de tratamento para parar de fumar, raramente fica viciado nesses produtos. A dose de nicotina  vai sendo reduzida progressivamente com as semanas de uso e o cérebro do fumante vai se adaptando a funcionar sem nicotina.

==> Conheça o Método PARAR DE FUMAR JÀ criado pela Dra Jaqueline Issa
3) De acordo com o paciente, como é definido o melhor tratamento?
Muitas coisas interferem na escolha da estratégia para parar de fumar. Estar motivado e determinado ajuda muito a superar as dificuldades e parar de fumar. Muitas vezes as mudanças dos hábitos, das rotinas e condicionamentos são suficientes para fazer um fumante parar de fumar.
Por outro lado, o fumante que percebe muita dificuldade em parar de fumar apenas mudando hábitos e rotina deve procurar por tratamento médico do tabagismo. O médico, ao avaliá-lo, poderá prescrever medicamentos mais adequados. A prescrição considera: tempo de tabagismo, tentativas prévias de parar de fumar, quantos cigarros fuma e em que cirscuntâncias o fumante precisa fumar. É elaborada então uma estratégia individual que pode incluir remédios como bupropiona e vareniclina.
Também é importante o médico avaliar como anda o humor do fumante. Se ele este deprimido ou não, se já teve depressão ou distúrbios da ansiedade anteriormente. Tudo isto vai ser considerado na hora de elaborar a melhor estratégia de tratamento do tabagismo.
4) Quais são os sintomas comuns de cada etapa do tratamento e como o paciente pode contorná-los ou amenizá-los?
Os sintomas mais comuns nas primeiras semanas sem fumar são:
Fissura (desejo intenso de fumar), irritabilidade, falta de concentração, nervosismo, ansiedade, fome excessiva. Esses sintomas podem durar de 4 a 12 semanas, e são mais intensos na 1ª e 2ª semana.
Mudar hábitos, rotinas e condicionamentos ajuda a superá-los, bem como, beber água, usar alimentos pouco calóricos, sair para caminhar, conversar com amigos também é importante.
Se isto não for suficiente, o fumante deve considerar procurar ajuda médica, pois certamente, as chances de se conquistar uma vida livre do cigarro aumentam.

Guia Como Tirar Estrias Funciona

==> Conheça o Método PARAR DE FUMAR JÀ criado pela Dra Jaqueline Issa

dra-jaqueline-issa

Conheça a Dra Jaqueline Issa

Doutora em Cardiologia pela Universidade de São Paulo, também é criadora do software PAF (Programa de Assistência ao Fumante) que contem escala de conforto PAF e Escala de avaliação comportamental de dependência ao tabaco e ferramentas utilizadas no tratamento do tabagismo.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
 
 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates